Os diferentes tons de pele e também as peles com texturas e nível de oleosidade variados precisam ser maquiados de acordo com essas características específicas para que o resultado final fique natural.
Morena:
Para quem tem a pele naturalmente bronzeada ou gosta de tomar sol e tem os cabelos escuros, é importante se atentar à diferença no tom da pele durante o verão, além de investir muito em protetor solar. Em alguns casos, fazer misturas de bases pode ser uma boa saída para ter a cor certa da sua pele o ano todo.
Base: Assim, para quem é morena e costuma tomar sol ou se bronzeia facilmente, o ideal é ter duas bases para nunca errar na cor, especialmente no verão. Morenas em geral tem pele com fundo amarelado, então vale a pena conferir o tom de fundo da base na hora da escolha.
Blush: Para o blush, escolhas como coral, terracota e mauve são interessantes. Até mesmo o bronzer pode fazer as vezes do blush para maquiagens noturnas.
Clara:
Quem tem a pele clara e os cabelos claros ou escuros precisa tomar muito cuidado ao escolher bases, pois no Brasil também é difícil encontrá-las em tons super claros.
Base: Aqui, geralmente os produtos para pele tem fundo amarelado, o que não funciona para quem tem a pele mais rosada. Então é preciso se atentar a esse ponto na hora da escolha.
Blush: Tons como pêssego, rosa claro e coral são ideais para peles claras, mas deve-se evitar pesar a mão na hora da aplicação para o rosto não ficar marcado demais. Lembrando que tons rosados deixam o ar mais romântico e juvenil, enquanto tons como pêssego e coral deixam o visual mais sensual e adulto.
Com sardas:
Peles claras com sardas devem ser bem cuidadas com uso de protetor solar diariamente. Na hora de se maquiar evite cobrir suas sardas, que são a beleza natural da sua pele.
Base: Opte por bases de cobertura média a baixa, para deixar o aspecto natural da sua pele transparecer. Fundos rosados e tons quentes são os ideais para esse tipo de pele.
Blush: Procure tons que se assemelhem ao seu tom de pele e que o iluminem, como blushes coral e pêssego bem claros.
Negra:
Negras podem ter um pouco de dificuldade de encontrar o tom certo de base, pois o mercado de beleza brasileiro infelizmente ainda oferece poucas opções de tons escuros. Apesar disso, não se deixe intimidar e se jogue na maquiagem!
Base: Na hora de escolher a base, é melhor optar por uma com tons escuros e fundo amarelado ou tom de terra molhada. Existem bases com o fundo acinzentado, que acabam deixando um aspecto artificial e retirando o brilho da pele. O mesmo cuidado com os tons acinzentados deve ser tomado em relação ao corretivo.
Blush: Tons de vinho, alaranjados, avermelhados, bronzer e tons coral escuro podem ser usados, sempre respeitando suas preferências e o que você acha que fica bem na sua pele.